Poupar no IRS 2011 | Despesas de Saúde

Com este artigo iremos iniciar uma nova série sobre Poupar no IRS 2011 onde iremos identificar as diversas despesas que pela sua natureza permitem poupar dinheiro em sede de IRS.

No entanto, é necessário ter presente a série sobre Entregar IRS 2011 que já conta com diversos artigos que permitirão entender melhor todo o processo de preenchimento da declaração de rendimentos, os prazos de entrega, os rendimentos isentos de imposto, os dependentes, os diversos anexos, entre outros.

Retomando o tema Poupar no IRS 2011 é possível deduzir à colecta, sem qualquer limite, 30% das despesas de saúde isentas de IVA ou sujeitas à taxa de 5% que desde de 1 de Julho de 2010 é de 6%. .

É ainda possível deduzir despesas de saúde de ascendentes ou colaterais até 3º grau que não tenham rendimentos superiores à remuneração mínima mensal desde que este vivam em economia comum.

RESUMO DAS DEDUÇÕES

  • 30% das despesas pagas e não reembolsadas, do contribuinte e seus dependentes, isentas de IVA ou sujeitas à taxa de 5% ou 6% – Sem limite de dedução;
  • 30% das despesas pagas e não reembolsadas de ascendentes e colaterais, desde que não obtenham rendimentos superiores à remuneração mínima mensal e que vivam em economia comum com o contribuinte isentas de IVA ou sujeitas à taxa de 5% ou 6% – Sem limite de dedução;
  • 30% dos juros de empréstimos para pagar as despesas de saúde – Sem limite de dedução;
  • 30% das despesas do contribuinte, seu agregado familiar ou ascendentes e colaterais sujeitas à taxa de IVA superior a 5% ou 6%, desde que justificadas por prescrição médica – 65 euros de dedução até ao máximo de 2,5% das despesas sem limite.

COMO COMPROVAR

As despesas de saúde podem ser comprovadas pela apresentação dos respectivos recibos e facturas, pelo que o leitor deverá procurar nos seus arquivos todos os documentos que representem despesas de saúde no decorrer do ano 2010 para dedução na entrega do IRS em 2011.

Assim sendo, se guardou facturas-recibo de despesas com medicamentos ou serviços médicos, documentos emitidos por hospitais, clínicas e centros de saúde evidenciando despesas de saúde, declaração emitidas por entidades oficiais (ex.: ADSE e SAMS) e particulares (ex.: seguros), comprovativos de taxas moderadoras, entre outros, poderá as classificar por IVA e enquadrar no respectivo campo de dedução.

ONDE DECLARAR

No anexo H no Quadro 8 possui os campos 801 para despesas isentas de IVA ou à taxa reduzida e 802 para outras despesas de saúde com receita médica.

anexo h despesas saude

Até já…

About João

Bancário de Profissão, Economista e Empreendedor. Formado em Economia, Coaching, Marketing e Vendas. Autor e Fundador do Produtos Bancários..

Website
View All Artigos

169 Comments

  1. Bom dia,

    Será que me pode tirar uma duvida…
    É assim, todos os anos entrego o meu IRS via um contabilista…
    Ora, no que toca a despesas médicas, ele afirma (quase) a pé juntos, que despesas de consultas de dentista, só com podem ser incluídas no IRS se forem acompanhadas també duma receita médica do próprio dentista…
    Será isto verdade??

    Reply
    • Olá Nuno,
      Se está a referir-se aos recibos da consulta com dentista então o seu contabilista tem que separar os pés senão pode cair (risos). Os serviços prestados por dentistas são considerados despesas de saúde e não necessitam de receita médica para tal enquadramento.

      Reply
  2. Em relação às despesas de saúde, pretendia saber se as papas Nutriben e o leite que comprei na farmácia para o meu filho, se posso apresentá-las como despesas saúde na declaração de IRS?

    Reply
    • Olá Sandra Santos,
      Só será considerado despesa de saúde se for prescrito pelo médico e desde que se destine a garantir a vida biológica da criança.

      Até já…

      Reply
  3. ola a todos… estou numa situação complicada para meter o irs
    Partilho casa com o meu namorado à 3 anos, mas não temos a mesma morada fiscal, dai o irs ser separado mas agora temos uma filha de meses, e não faço a minima como fazer o irs
    - nao podemos meter o irs juntos porque não temos morada fiscal igual
    - meto como familia monoparental??? mesmo vivendo com o namorado??

    Reply
    • Olá Virgínia,

      Tente junto da câmara ou junta de freguesia da sua zona solicitar um declaração de união de facto e peça para que nessa declaração mencione que estão nessa situação à 3 anos. Assim já poderá preencher a declaração conjunta.
      Caso contrário terá que apresentar a declaração em separado e apenas um de vós poderá incluir as despesas com o menor.

      Cumprimentos…

      Reply
  4. Olá boa tarde.

    Tenho um pequena dúvida, mas que fará a diferença no meu IRS. As despesas de saúde pagas e não reembolsadas, referidas na folha de retenções emitidas pelo estado, devem ser adicionadas às despesas de saúde com o código 801 ?

    Obrigado pela atenção.

    João Vasco Pereira

    Reply
    • Olá João,
      Se está a falar dos sistemas de saúde dos funcionários públicos e se a folha que possui é a declaração anual de despesas de saúde não reembolsadas, então pode incluir como despesas de saude com o código 801.
      Cumprimentos…

      Reply
  5. Boa tarde,
    tenho uma pequena duvida. No ano de 2010 paguei uma jóia de inscrição numa associação profissional. A partir da inscrição comecei a pagar cotas mensais. Estas cotas são consideradas despesas e podem ser incluídas no irs no código 411. A minha duvida é em relação a esta joia que paguei se a mesma poderá ser incluída no mesmo código (411), ou noutro (por exemplo o 803), ou então não poderá ser considerada para efeitos de irs?
    Cumprimentos,
    Nuno

    Reply
    • Olá Nuno,

      Que tipo de Associação Profissional?
      Cumprimentos,
      João

      Reply
      • Boa tarde,
        A associação profissional é a ANET, (Associação Nacional de Engenheiros Técnicos).

        Atentamente,
        Nuno

        Reply
        • Olá Nuno,

          Utilize o campo 411 Anexo A para declarar quotizações para ordens profissionais.

          Cumprimentos,
          João

          Reply
  6. Em relação ás despesas de saúde de á um ano para cá derivado a uma complicação de saúde tenho que usar fraldas devido á incontinência, são compradas a 5% na farmácia, tenho declaração médica deste problema de saúde, será que posso deduzir no IRS estas despesas?

    Reply
    • Olá Adriana Cardoso,

      Com certeza que pode declarar.
      As melhoras.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  7. Olá, boa tarde!
    Tenho uma dúvida relativa às deduções em despesas de saúde.
    Entreguei em Abril 2011 uma factura de consulta médica paga em 2010. Uma vez que esse valor foi pago em 2010, e ainda não recebi nenhum reembolso, que virá só em 2011, devo deduzir esses gastos em saúde como pertencendo a 2010? Se sim, por que valor? a totalidade ou já sem reembolso?

    Obrigado e cumps

    Reply
    • Olá David,
      Fiquei um pouco baralhado, mas se a factura possui data de 2010 pode e deve ser deduzida agora com a entrega da declaração. Todavia se a factura é de 2011 só para o ano pode declarar tal despesa.
      Com os melhores cumprimentos,
      João

      Reply
  8. Boa tarde,

    Trnho uma dúvida em relação a quotas de associações profissionais. Sou acupunctora e increvi-me numa associaçao profissional (APPA) pagando uma quota trimestral. Uma vez que a incrição nesta associação não é obrigatória, posso deduzir na mesma estas quotas no IRS?

    Obrigada,

    Manuela

    Reply
  9. Olá boa noite!

    Tenho uma dúvida em relação às deduções do dentista. O ano passado gastei um bom dinheiro em consultas de dentista, porém, nem sempre me facultaram factura, contudo, tenho comigo todos os recibos de pagamento devidamente identificados com o meu nome e o referido estabelecimento.
    Posso meter estes valores mesmo sem ter a factura dos mesmos? Se não, é possível solicitar as facturas no estabelecimento?

    Muito obrigado pela ajuda!

    Reply
    • Olá Tiago,

      Necessita dos comprovativos de despesa para poder efectuar as deduções. Pode sempre tentar solicitar os recibos junto do estabelecimento, mas não sei se conseguirá.
      Todavia se possui os recibos de pagamento então possui comprovativo de despesa de saude, pelo que e pressupondo de que se trata realmente de um recibo, pode deduzir todas as despesas.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  10. Boa tarde,
    Precisava de ajuda no esclarecimento de uma duvida. No ano de 2010 inscrevi-me na associação portuguesa de enfermeiros de diálise e de transplantação, tendo pago a inscrição e a respectiva cota. A minha dúvida é em que local poderei apresentar como despesa no IRS

    Cumprimentos,
    Patricia

    Reply
  11. Eu já reparei nesse comentário, mas a quota que pago a esta associação não é considerada indispensável ao exercicio da minha função. Haverá outro local onde possa colocar esta despesa?

    Patricia

    Reply
    • Olá Patrícia Vale,

      Penso que não, mas vou investigar e assim que souber tentarei colocar aqui um comentário.

      Até já…

      Reply
  12. Olá

    Adquiri casa em 2010 e fiz algumas obras de melhoria, entre as quais repavimentação, que implica estarem abrangidas nos melhoramentos térmicos.

    Posso deduzir em IRS o valor de aquisição dos materiais e respectivo custo de aplicação ?

    Ambas as rubricas, nenhuma ou apenas uma destas.

    Obrigado

    Reply
    • Olá Rui Pereira,

      Pode deduzir todas as despesas que originaram uma melhoria térmica efectiva.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  13. Esclarecimentos bem feitos e muito pertinentes.

    Cumprimentos,

    Adelino

    Reply
  14. Boa Tarde,
    Andava na net e no site da dgci a tentar informar-me se há limites de entrega de facturas em atraso. eu passo a explicar, tive uma mudança de casa o ano passado e as facturas e despesas de saúde dos anos anteriores 2009 e 2010, não as meti na declaração porque nas mudanças perdi esse dossier; que reencontrei apenas agora.

    a minha questão é: tenho maneira de deduzir alguma das facturas? visto que ainda são valores avultados em saúde, tenho maneira de descontar isto extraordinariamente?

    Desde já os meus agradecimentos pelo tempo dispensado

    (além de continuar a vir aqui a ver novos posts e informar-me de novas situações , peço sff que me enviem uma cópia do post para o meu e-mail. ) atentamente

    André Peres

    Reply
    • Olá André Peres,

      Terei que me informar sobre o seu caso, pois nunca tive um caso semelhante.
      Assim que souber de algo, colocarei aqui.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
      • obrigado pela atenção

        Reply
  15. Boa tarde,

    Comprei casa em Abril de 2011. Paguei os impostos inerentes (IMT e IS). Estas despesas são dedutiveis em sede IRS?

    Obrigado
    Paulo Esteves

    Reply
    • Olá Paulo,

      Não são dedutíveis essas despesas.

      Cumprimentos,
      João

      Reply
  16. Boa Noite,

    existe algum limite de montante a ter numa conta à ordem sem que seja necessário declarar em sede de IRS? Se sim, existe alguma forma de ultrapassar tal situação?

    Obrigado.

    Cumprimentos,

    Reply
    • Olá Joaquim,

      As contas bancárias efectuam, regra geral, retenção na fonte em sede de IRS, no entanto, só existe lugar a pagamento de imposto se ocorrer pagamento de juros. Como a maioria das contas à ordem não são remuneradas penso que não deve se preocupar com o dinheiro que lá possui.

      Cumprimentos,
      João

      Reply
  17. Olá boa tarde,

    nas despesas de saúde é possível incluir os recibos verdes de um nutricionista?
    Obrigado

    Reply
    • Olá Sérgio,
      Boa Pergunta… Penso que sim… No entanto verifica o que o recibo diz…
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  18. Boas
    Li que os produtos SEM GLUTEN se pode deduzir de irs no campo 8o1 é verdade?
    ou seja todos os produtos de mercearia normais mas sem gluten estão abrangidos.
    Li bem ou interpretei MAL

    obg

    Bmarques

    Reply
    • Olá Belmiro Marques,
      A informação que me foi possível apurar referia-se a produtos sem gluten e não especificava que tipo de produtos ou a origem dos mesmos.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  19. Bom dia,

    Fiz uma operação em particular e pagei 2000€, vai me ser reembolsado algum valor?

    Obg

    Reply
    • Olá Fátima,
      30% das despesas de saúde isentas de IVA ou sujeitas à taxa de 6%, pode deduzir à colecta.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  20. Bom dia, tenho um filho na Universidade a frequentar o curso de design, no inicio do ano escolar tive de comprar uma câmara fotográfica para ele poder fazer os trabalhos pedidos pelos professores, a minha pergunta é : Posso deduzir o valor da mesma(€900) nas despesas com educação do meu IRS?
    Desde já muito obrigado,

    Reply
    • Olá Carla Oliveira,
      O facto dos professores solicitarem uma câmara fotográfica não significa que a possa classificar como despesa de educação. No entanto, se a utilização de uma câmara fotográfica faz parte do programa de estudos e consta do material necessário para completar determinada disciplina, então a poderá incluir como despesa de educação.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  21. Boa noite,

    Gostaria de tirar uma dúvida, no ano de 2011 vivi numa casa alugada até Junho, da qual tenho as facturas. No mesmo ano, em 2011 fui viver para casa da minha mãe onde vivo actualmente e onde fiz obras entre as quais isolamentos térmicos. As facturas estão em meu nome, mas a casa não. A minha dúvida é se poderei colocar na mesma essas despesas? E se ainda posso colocar as da casa alugada onde estava enquanto realizava as obras de recuperação.

    Muito obrigada pela atenção.

    Reply
    • Olá Daniela Pinto,
      As rendas pode declarar mas as obras de isolamento térmico não, pois é apenas para melhoria de habitação própria e permanente.
      Peça ao fornecedor para corrigir as facturas e declare os encargos no IRS da sua Mãe.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  22. Boas!

    Gostaria de saber se as despesas de infantário do meu filho podem ser incluidas nas despesas de educação, trata se de um infantário particular.

    Outra questão, é, se as consultas do pediatra e do dentista, (ambos particulares) são incluídas em que parcela? 6% ou 23%

    Obrigado e cumprimentos.

    Reply
    • Olá Mário,

      Pode sim declarar as despesas do infantário do seu filho.
      As consultas são incluídas no campo com Isento de IVA ou IVA reduzido.

      Cumprimentos,
      João

      Reply
  23. Bom dia,
    Gostaria de saber se é possivel fazer o irs em conjunto com o meu namorado, nós vivemos juntos a quase 2 anos e temos a mesma morada fiscal desde que vivemos em conjunto.
    As despesas de dentista tambem são dedutiveis em IRS, como consigo saber qual a taxa de Iva aplicada, possuo recibos identificados com o nome da clinica e o meu, mas não tem qualquer tipo de referencia ao IRS.
    Obrigada

    Reply
    • Olá Patrícia,
      Se tiver pelo menos 2 anos, pode efectuar a declaração em conjunto.
      Despesas de dentista coloque em isento de IVA.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  24. Boa noite, tenho duas questões:
    A minha namorada está a viver comigo há um ano e meio mas so hoje soube da existencia da morada fiscal e só hoje a alterei no site das financas. Quando poderemos fazer IRS em conjunto? Conta 2 anos é na morada fiscal?

    A outra questão é que, como ela está desempregada, continuo a fazer os meus descontos como solteiro por conta de outrem. A quem devo dar conhecimento em como vivo em economia comum? No meu trabalho ou nas financas?

    Obrigado

    Reply
    • Olá Rui,

      Penso que essas questões laborais devem ser esclarecidas junto do empregador. Quanto ao IRS só pode entregar como unido de facto ao fim de 2 anos.

      Cumprimentos,
      João

      Reply
  25. Bom dia,
    Gostaria de saber se este ano (2012), podemos incluir no irs de 2011 os dados referentes ao seguro pessoal que vem incluido nos seguros dos carros?
    Obrigada
    Patricia

    Reply
    • Olá Patrícia,

      Os seguros de vida e acidentes pessoais este ano não entram para efeitos de IRS.

      Cumprimentos,
      João

      Reply
  26. Boa tarde,
    Gostaria de saber se os livros escolares dão para deduzir nas despesas de educação e de formação profissional. E se derem, podem ser os livros todos ou só os livros que tem o iva a 6%.
    Obrigada

    Reply
    • Olá Dina,
      Despesas de educação são despesas de educação e não distinguem o imposto aplicado. Se são livros necessários para o estudo declare a totalidade das despesas.

      Cump,
      João

      Reply
  27. Bom dia,

    as despesas relativas ao pagamento da quota de adse, que aparecem no recibo de salrio da minha esposa podem ser inseridas, se sim em que campo?

    obg

    Reply
    • Olá César,
      Se recebeu uma declaração da ADSE para declaração das quotas, ou se na declaração anual de rendimentos esse valor aparecer, terá que classificar primeiro do que se trata, pois podem ser quotas ou contribuições.
      São duas coisas diferentes. Pode-me esclarecer melhor.

      Cumprimentos,
      João

      Reply
      • A minha declaração anual de rendimentos tem um campo referente às contribuições facultativas para protecção social – o que deduzo tratar-se da ADSE; é inserido na declaração de IRS? E em que campo?
        Obrigada

        Reply
        • Ola C.Valente,

          Quadro 7 código 711. Terá que possuir o numero de contribuinte para onde enviou essas contribuições facultativas.
          Cumprimentos,
          João

          Reply
  28. Boa tarde,

    Tenho 2 duvidas, a 1.ª é: casei o ano passado por igreja e fomos viver para uma morada que ñ era a de nenhuma de nós e ainda ñ fizemos qualquer alteração de morada nas finanças, isso pode projudicar a nossa declaração de IRS??

    A 2.ª é: onde se coloca as despesas de recibos da farmácia e das taxas moderadoras das consultas dos hospitais, no 801 ou 802??

    Agradeço pela resposta

    Obrigado

    Reply
    • Olá Martinho Silva,
      Não precisa de se preocupar entregue a declaração como casados.
      As despesas se isentas de IVA ou à taxa reduzida coloque no campo 801. Já as despesas com IVA superior à taxa reduzida declare no campo 802 se possuir receita médica.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  29. Boa noite!

    Comprei uma casa para habitação própria permanente, onde vivo em comunhão de habitação com a minha mãe. Apenas eu aufiro rendimentos no agregado familiar. A minha dúvida é se posso incluir as despesas de farmácia da minha mãe nas despesas de saúde da minha declaração de IRS e, em caso afirmativo, se as despesas de farmácia devem constar no campo 801 ou 802. E as taxas moderadoras de consultas médicas, em que campo devem constar?

    Muito obrigada desde já.

    Reply
    • Olá Clara,
      Pode incluir a sua mãe como dependente e declara as despesas de saúde. Quanto ao campo deve verificar a taxa de IVA e assim colocar os isentos de IVA ou à taxa reduzida no campo 801 e os restantes no campo 802 se possuir receita médica.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  30. Boa noite,
    Porque não me foi remetido até à data pela companhia seguros a declaração para efeitos de irs do seguro de vida que tenho associado a um empréstimo, como é habitual. Gostaria de saber se no irs 2011 ainda posso fazer deduções de seguros de vida e acidentes pessoais.
    Obrigado
    Pedro

    Reply
    • Olá Pedro,
      É isso, este ano seguro de vida e acidentes pessoais não entram na declaração.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  31. Boa tarde. O ano passado ( janeiro de 2011) fui operada aos olhos. A cirurgia custou 3.000 euros. O IVA é de 0%. Recebi da ADSE 1400 euros. Posso incluir no meu IRS algum valor relativamente a esta cirurgia?
    Obrigado

    Reply
    • Olá Sara,
      A ADSE deve lhe ter enviado uma declaração com as despesas não reembolsadas. Ou a haver reembolso o recibo que possui é apenas da diferença.
      Deve incluir como despesa apenas a diferença.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  32. Boa tarde,

    Gostaria de tirar uma dúvida, o valor dos rendimentos isentos de irs que vem na declaração de rendimentos patronal ,entram na declaração do irs?se sim qual código e anexo.

    Muito obrigada pela atenção.

    RESPONDER

    Reply
    • Olá Paulo,
      Coloca os rendimentos totais no ano que aparece na declaração.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  33. Boa tarde,

    O ano passado comprei uma armação de óculos que foram adaptadas às lentes que já tinha. Tenho fatura referente a esta despesa que tem iva 20%.
    Solicito a sua ajuda se posso declarar no IRS.

    Obrigado

    Reply
    • Olá Sérgio,
      Tem receita para os óculos?
      Se sim, pode no campo 802, se não possui não pode.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  34. Peço desculpa mas o iva é de 23%.

    Reply
  35. Trabalho por conta de outrem e tenho um seguro de saúde fornecido pela empresa e pago pela empresa. A minha parte dos gastos foi de 500€ em dentista. Insiro no campo 801 ou 802? Ou não posso inserir de todo este valor? Muito obrigado.
    Bruno

    Reply
    • Olá Bruno,
      Campo 801. Pode inserir o valor total que ficou a seu cargo.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  36. Despesas com fraldas e leite de farmácia é dedutível?

    Reply
    • Olá Rui,
      As despesas com fraldas não são dedutíveis, já o Leite de bebé se for com receita médica e for indispensável para a saúde biológica do bebé pode.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  37. Boa noite,

    No ano de 2011 estive sempre desempregada e a receber fundo de desemprego, pelo que não me aparece o anexo A na minha declaração electrónica pré-preenchida.

    Ao nível das deduções, tenho despesas de saúde e tenho um PPR, onde recebi uma declaração com o total das minhas entregas efectuadas (e que já se encontra pré-preenchido no anexo H) mas ainda em relação ao PPR, também recebi uma declaração a referir o “rendimento obtido pelo participante” (que não se encontra descrito em nenhum quadro da declaração pré-preenchida).

    Não consigo validar a minha declaração electrónica de IRS porque não tenho nenhum rendimento declarado.Tenho que declarar os rendimentos do subsídio de desemprego e/ou o tal valor do “rendimento obtido pelo participante” do PPR? Se sim, em que campo/anexo devo colocar esses valores?

    Agradeço a resposta,
    Sofia

    Reply
    • Olá Sofia Sousa,
      Pergunte no serviço de finanças se necessita de preencher declaração visto que esteve desempregada. Tenho quase a certeza que não tem de enviar declaração dai ela dar erro.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  38. Boa tarde,
    Para fazer o IRS, colocando no estado civil “união de facto” são necessarios 2 anos a viver com a mesma pessoa, mas se a nossa morada fiscal for diferente podemos colocar na mesma que vivemos em união de facto?
    Obrigada
    Fatima

    Reply
    • Olá Fátima,
      Se a morada fiscal é diferente significa que perante as finanças não estão em união de facto.
      Cump,
      João

      Reply
      • Boa tarde,
        Então só podemos considerar união de facto se para além de estarmos a viver juntos, actualizarmos a nossa morada nas finanças colocando a mesma para os 2, e esta cuincidir há pelo menos 2 anos?
        Obrigada
        Fátima

        Reply
        • Olá Fátima,
          Correcto.
          Cumprimentos,
          João

          Reply
  39. Boa Tarde,
    Gostaria de saber se as senhas da cantina e os recibos de comboio do meu filho que anda a estudar na universidade são considerados para efeitos de despesas de educação
    Pergunto, quando houver (2013) limite nas deduções dever-se-à apresentar na mesma todas as despesas dedtíveis para efeitos de irs?
    Muito obrigada.

    Reply
    • Olá Fernanda,
      Pode declarar como despesas de educação.
      Prefiro não me pronunciar sobre o futuro, vamos aguardar sobre mais informação e depois avaliaremos.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  40. Boa tarde,
    No ano passado vivi em 2 casas arrendadas, em que numa delas beneficiei de arrendamento jovem.
    Sei que devo colocar essa informação no quadro 7 do anexo H, com o codigo 732 e depois no 815 colocar que tive apoio na renda.
    Mas como mudei de casa e deixei de ter arrendamento jovem, tambem tenho de colocar essa no quadro 7, mas esta a dar um erro depois, diz que o valor de 732 deve ser a diferença dos colocados no campo 815, como deve proceder nessa situação?
    Obrigada
    Patricia

    Reply
    • Olá Patricia,
      Só preenche esses dados relativamente à habitação que usufrui de arrendamento jovem.
      As outras rendas declara normalmente.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  41. Boa tarde,

    Eu e o meu namorado temos a mesma morada fiscal à mais de dois anos, no entanto sempre efectuamos declarações separadas e que pretendemos manter. No ano passado tivemos um filho, em que declaração deverão ser colocadas as despesas uma vez que perante a segurança social sou mãe solteira e sou eu que recebo abono.

    Cump,Cláudia Santos

    Reply
    • Olá Cláudia Santos,
      Apenas um pode declarar como dependente. Como recebe o abono, penso que seria prudente o declarar como dependente.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  42. Boa tarde,
    Tenho uma casa alugada e um empréstimo bancario de habitação permanente sobre a mesma.Posso declarar no IRS as rendas recebidas com a declaração do banco?
    Cumprimentos
    Anabela

    Reply
    • Olá Anabela Palma,
      Se está arrendada não é a sua habitação permanente, logo apenas pode declarar rendimentos com rendas e não as despesas com juros e amortizações.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  43. Boa noite!

    Em 2011´, o meu irmão fez um crédito para restaurar 4 dentes que estavam em muito mau estado, gastou cerca de 4.000€. este vaor pode ser colocado no IRS como despesas de saúde?

    Obrigada

    Reply
    • Olá Soraia,
      Pode.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  44. Boa Noite

    Tenho uma dúvida em relação ao local a declarar uma despesa de saude relativa a Prótese Auditiva recomendada pelo Médico. Será o campo 801 ou 802 do Anexo?.
    Cumprimentos
    M. Ferreira

    Reply
    • Olá M.Ferreira,
      Depende do IVA da despesa, se for isento de IVA ou à taxa reduzida é campo 801 se for taxa normal, campo 802.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  45. Bom dia,
    Tenho uma dúvida que se prende com o facto de ser sócio de uma associação desportiva e na qual pago cotas mensais mas para a secção de caça. Sendo uma associação recreativa/desportiva é legal deduzir o montante das cotas no meu IRS mesmo tratando-se da secção de caça?

    Cumprimentos
    Luís

    Reply
    • Olá Luís,
      Penso que não pode declarar essa despesa. Pelo menos não identifico nenhum campo onde possa ser declarada.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  46. Boa tarde!

    Gostaria de saber se se podem adicionar às despesas de saúde os valores dos recibos correspondentes ao pagamento de taxas moderadoras de consultas externas e exames.

    Com os melhores cumprimentos,
    Luís Borlido

    Reply
    • Olá Luís Borlido,
      Desde que esteja isento de IVA ou à taxa reduzida, pode.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  47. Olá.
    A minha mãe veio no inicio deste ano viver para minha casa e recebe a pensão minima de mais de 31 anos de contribuições (379€).
    Posso colocar como ascendente no meu IRS ou existe um periodo de tempo minimo em comunhão de habitação para os casos de ascendentes?
    Pesquisei por informações sem qualquer sucesso.
    Obrigado.

    Reply
    • Olá Ângelo,
      Também não encontrei informação que impeça tal classificação em sede de IRS.
      Penso que poderá a considerar como ascendente e declarar a sua pensão junto com os seus rendimentos.
      Cumprimentos,

      Reply
  48. Obrigado pela rápida resposta.

    Encontrei em vários sitios que o ascendente não pode ter rendimentos superiores á pensão minima do regime geral (254€), mas presumo que este valor seja para quem tem menos de 15 anos de descontos, quem tem uma carreira contributiva com mais anos a pensão minima do regime geral será superior, certo? pelo menos é a informação que está no site da segurança social.
    http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.08
    “A pensão mínima do regime geral é actualizada para € 243,32, sendo tanto mais elevada quanto maior for o número de anos de carreira contributiva (isto é, de € 271,40, com 15 a 20 anos de carreira, a € 374,36, com 31 e mais anos)”
    Os valores são de 2008 mas presumo que o metodo seja o mesmo.
    Obrigado.

    Reply
    • Olá Ângelo,
      Também penso que será assim, mas não tenho a certeza para confirmar.
      Todavia, já efectuei um pedido para esclarecerem sobre este assunto.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  49. bom dia, gostaria de ver esclarecida a seguinte questão:
    a minha avó recebe duas pens~oes uma dela e outra do meu avô já falecido. Numa desconta para a ADSE , na outra para o SAMS.
    os descontos para a adse entram nas contribuições obrigatórias para a segurança social e a outra ( SAMS) – será em outros regimes complementares de seg. social ( nos beneficios fiscais), quotizações para sindicatos ou contribuições obrigatórias??

    obrigada.

    Reply
    • Olá Cristina,
      Qual a questão?
      Cump,
      João

      Reply
  50. Olá gostava de saber se recibos da farmácia, com medicamento Bennuron, se posso deduzir no IRS? E se posso deduzir recibos da farmacia que nao tenham o meu nome?

    beijinhos

    Reply
    • Olá Ana,
      Tenha em atenção ao IVA do recibo.
      Só os recibos com o seu contribuinte devem ser declarados.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  51. Olá. Tenho visto em muitos sitios que a pensão minima do regime geral é 254€ e esse é o limite de rendimento para alguém poder ser incluida como ascendente.

    Mas será essa informação verdadeira? Segundo a Seg. Social os 254€ é a pensão minima para quem descontou menos de 15 anos, mas por exemplo se alguém tiver mais de 31 anos de descontos tem direito á pensão minima do regime geral de 379€.

    Resumindo, é possivel colocár um pai ou mãe que aufira a pensão minima do regime geral para carreiras contributivas de mais de 31 anos (379€) como ascendente?
    Ou existe diferentes interpretações de pensão minima entre a Seg Social e o IRS ?
    Um muito Obrigado.

    Reply
    • Olá Filipa,
      Pertinente a sua questão, mas o valor de referência que disponho é 246 que agora poderá ser 254 euros.
      Para não perder muito mais tempo com esta questão aconselharia a consultar o serviço de finanças.
      Assim que esclarecer a sua dúvida coloque aqui na comunidade para todos termos acesso à informação.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  52. Boa noite,
    Adquiri uma protese auditiva no ano passado no valor de 2150€ cujo o IVA é de 6% posso colocar em despesas de saude certo? Ou é necessária receita médica?

    Obrigado

    Reply
    • Olá Pipa,
      Pode colocar como despesas de saúde.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  53. Boa tarde,
    a minha avó está num lar e tem uma reforma de 187 euros mensais. Todo o dinheiro dela serve para pagar o lar onde reside. O meu pai está reformado (300 euros mensais) e a minha mãe recebe, por ano, cerca de 9 mil euros de rendimentos por conta de outrem e contribuem com pouco mais de 200 euros mensais para pagar o lar da minha avó. Podem deduzir este valor na declaração de IRS de ambos? De que forma? A minha avó não pertence ao agregado familar deles….
    Eles também pagam os seus medicamentos e fraldas de incontinência. Gostava de saber se é possível deduzir no IRS dos meus pais estes produtos uma vez que são eles que suportam estas despesas.
    Obrigada,
    Susana

    Reply
    • Olá Susana,
      Como assim não pertence?
      Se pertencer pode declarar todas as despesas como ascendentes.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  54. Olá!
    Gostaria de saber se todos os recibos da farmácia com iva de 6% podem ser deduzidos no irs mesmo sem receita médica?

    Reply
    • Olá Márcia,
      Podem.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
      • Obrigada

        Reply
  55. Olá, boa tarde.
    Estou com dúvidas em relação a uma coisa.
    Eu estou a cuidar da minha mãe que tem 88 anos. Foi operada em agosto 2009, desde então ficou dependente de fraldas. Não sabia que podia incluír isso no IRS dela, mas disseram-me que só precisava pedir receita à médica de família. Então falei com ela e desde fim novembro já comecei a comprar com receita. No entanto, ao longo do ano gastei cerca de 720,00, mas não tenho receitas. É arriscado meter esse valor no IRS sem as receitas, não é?
    Também comprei um pc para a minha filha que foi para o 5º ano, mas deduzo que não posso pôr nas minhas despesas de educação…
    Obrigada

    Obrigada

    Reply
    • Olá Paula Alexandra,
      As fraldas para incontinentes são dedutíveis e não necessitam de prescrição médica, pelo que pode colocar o valor total.
      Já o PC não pode colocar como despesa de educação.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  56. Boa Noite.

    Moro com o meu namorado a cerca de 6 meses e actualizamos a morada fiscal. Visto ser o requisito essencial para fazer IRS em conjunto, podemos fazê-lo sem estarmos ” declarados” em união de facto? só partilhando a mesma casa/morada fiscal?
    Obrigada

    Reply
    • Olá Cristina,
      Pelo menos 2 anos com a mesma morada fiscal.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  57. Bom dia,

    Estou com uma dúvida enorme e muito agradecia se me pudesse ajudar.
    Detectando que algumas facturas de farmácia em meu poder, deveriam ter sido passadas em nome da minha mãe e não meu, desloquei-me à farmácia em questão e pedi a rectificação das mesmas. Muito amável, a sra. que me atendeu não tem mais nada e corrigiu o nome à mão, rubricou e carimbou… Isto é válido??? Ou seja, poderei apresentar estas facturas corrigidas assim, no IRS??

    Fico a aguardar resposta. Bom dia e obrigada.

    Reply
  58. Olá,

    Tenho dúvidas em relação a uma situação e muito agradecia se me pudesse esclarecer.
    Detectei ter na minha posse algumas facturas de farmácia que deveriam ter sido emitidas em nome da minha mãe e não meu. Deslocando-me à farmácia para pedir a correcção das mesmas, a amável sra. que me atendeu procedeu à correcção do nome à mão, rubricou e carimbou… Isto é válido?? ou seja, posso deduzir estas facturas assim corrigidas no IRS??

    Obrigada pela atenção. Cumprimentos.

    Reply
    • Olá Carla,
      Pode sim.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  59. Gostaria de saber se os artigos para incontinência (fraldas, pensos e protecções de cama) são dedutíveis no irs e se é necessário receita médica ou outro documento comprovativo para anexar às facturas. Compro estes artigos no supermercado com IVA de 6% e possuo as respectivas facturas, mas tenho dúvidas se posso ou não usar como despesas de saúde.

    Obrigada

    Reply
    • Olá Ângela,
      São sim.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  60. ?

    Reply
    • Olá Carla,
      Sim?

      Reply
  61. Bom dia,
    É que noutra farmácia se recusam a fazer a mesma correcção, alegando que é ilegal…
    Muito obrigada João. Cumprimentos.

    Reply
    • Olá Carla,
      Tem o carimbo da farmácia, não se preocupe.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  62. Boa Tarde,

    Tenho uma duvida pertinente no que toca a despesas de saude.

    No ano de 2011 gastei dinheiro em consultas de dentista e passaram-me sempre a meu pedido comprovativos de pagamento denominados de Factura/Recibo. Posso declarar esse valor no irs? se sim em que campo? o 801 ou o 802?

    Atenciosamente
    Filipe

    Reply
  63. Boa tarde,
    Estive, o ano passado em situação de licença sem vencimento para assistência a filhos. No entanto, optei por continuar a fazer descontos para o Fundo de Pensões do Banco para o qual trabalho e também para o SAMS. Onde é que devo inserir esses valores?

    Reply
    • Olá Joana,
      Em contribuições facultativas no quadro 7. Irá necessitar do contribuinte da entidade.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  64. Boa Tarde,

    detenho uma questão referente a despesas de educação. Eu ingressei num curso de preparação de acesso ao ensino superior M23 que tinha um custo de 500€ com condições de pagamento em 2 prestações. Ingressei no curso e paguei apenas a primeira prestação no valor de 250€ e enviaram-me a factura para casa. Frequentei o curso inicialmente mas tive de deixar o mesmo por motivos profissionais. A minha questão é se posso declarar esse valor de 250€( no campo 803) tendo em conta que nao cheguei a finalizar o curso nem pagar a 2ªprestação. Posso declarar o valor??

    Atenciosamente,
    Filipe

    Reply
    • peço desculpa por colocar o comentario de educação em saude, nao me tinha apercebido da existencia do 2ª.

      Reply
  65. Boa tarde,

    Tenho feito o irs dos meus pais a uns anos..este ano lembrei se poderia colocar a renda da habitação deles no irs.

    É uma habitação arrendada à camara de sintra, e vivem lá à 20 anos.

    É possivel ? Se sim, como saber o artigo e a fracção da habitação, que no caso da minha casa, está na caderneta perdial.

    Obrigado

    Reply
  66. Olá Bom dia,

    Gostaria de saber se os subsidios de maternidade/parentalidade têm que ser declarados no IRS, e se sim, em que anexo/campo.
    Agradecia urgência.

    Obrigado,
    Vasco.

    Reply
  67. ola,
    A minha avó vive com os meus pais e eu tenho a minha própria casa. A minha avó tem uma pensão muito pequena (não sei bem ao certo quanto é, mas é das mais pequenas) e durante os anos tem sempre muitas despesas de farmácia em seu nome. Fiquei agora a saber que o meu pai nunca colocou no seu IRS as despesas da minha avó e em 2011 já submeteu o IRS, assim estava a pensar colocar agora no meu IRS essas despesas da minha avó. Apesar de ter casa própria e de não estar no agregado familiar dos meus pais, poderia considerar que em 2011 a minha avó esteve comigo e que fui eu a suportar as suas despesas, há algum inconveniente? Se não houver é só juntar nos campos 801 e 802 as suas despesas? E a sua pensão, tenho de declarar nos meus rendimentos ou tenho de preencher mais algum campo alem dos 801 e 802?

    cumps,

    Reply
  68. Olá,

    Gostaria de saber se os medicamentos com IVA 23% posso deduzir no IRS e em que campo coloco, no 801 ou no 802?

    Obrigada

    Reply
    • Olá Bárbara,
      Campo 802 desde que possua prescrição médica.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  69. Boa noite

    Vou solicitar esta semana uma declaração em como estou em União de facto. Para o próximo ano poderei fazer IRS junto com a minha mulher?

    Obrigado pela ajuda

    Reply
  70. Boa noite

    Vou solicitar esta semana na junta de freguesia uma declaração em como estou em União de facto. Para o próximo ano poderei fazer IRS junto com a minha mulher?

    Obrigado pela ajuda

    Reply
    • Olá Manuel,
      Desde que nas Finanças tenham a mesma morada fiscal à pelo menos 2 anos.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  71. Bom Dia,

    O meu pai está de baixa médica (era trabalhador por contra de outrem e recebe o subsidio de doença pela segurança social) desde Julho de 2011 por doença do foro oncológico. Que valores devemos declarar no IRS? O que ele auferiu pelo trabalho até Julho de 2011? Ou o subsidio de doença também deve ser declarado?

    Obrigada!

    Reply
  72. Bom dia,

    No irs de 2011 pudemos deduzir o iva pago nas despesas de alimentação? Se sim, onde colocar e que montantes.

    Obrigado

    Reply
    • Olá José,
      Que saiba não pode.Mas informe-se junto do serviço de finanças.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  73. Boa tarde,

    Em 2011 nao declarei por esquecimento um valor com o qual reforcei o PPR em 2010.

    Na declaração de 2012 posso faze-lo nalgum campo que se refira a anos anteriores?

    E os reforços de 2011 já nao sao beneficios fiscal no IRS, pois não?

    Cumprimentos,
    Paula Ferreira

    Reply
    • Olá Paula,
      Penso que o que não declarou em 2011 não terá possibilidade de declarar.
      Quanto aos reforços de 2011 pode os declarar em 2012 que ainda existem benefícios fiscais.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  74. Olá, eu estou inscrito numa associação sem fins lucrativos e gostaria de saber se posso descontar a mesma no irs

    Reply
  75. Boa noite,
    Gostaria que me esclareça sobre as despesas a deduzir de educação, tenho 2 filhos a estudar em escolas privadas, pelo que vi penso que criaram um plafond de 750€ para dspesas escolares , ora sendo assim não vale a pena por todas as facturas do ano escolar,
    Que factura devo meter, todas ou só uma ou só a inscrição, o que devo fazer.
    Muito obrigada

    Reply
  76. Boas, nos últimos anos tenho feito o meu irs no contabilista, só que este ano lembrei-me de tentar fazer eu on-line. Ao pincipio pensei que fosse mais complicado, mas até se faz.
    O ano passado comprei uns óculos e pelo que tiver a ver na factura a armação tem iva a 23% e as lentes a 6%, apesar de ter receita médica(que apenas refere as lentes) poderei colocar a armação para irs?
    Deverei colocar as lentes no ANEXO H QUADRO 8-801 e a armação no ANEXO H QUADRO 8-802?
    Em relação á SAD-GNR (sou militar) na minha folha de irs da GNR aparece 14,65 euros(SAD-encargos do beneficiário com saúde), este valor é necessário refeir em algum lado? Será no ANEXO H QUADRO 8-801(despesas de saúde?)
    Tenho tambem algumas despesas com artigos de papelaria(canetas, fotocópias…) posso incluir em algum lado visto o iva ser a 23% (de referir que já não me encontro a estudar).

    Desde já agradeço a informação prestada.

    Reply
    • Olá Eduardo,
      Apenas deverá colocar o que possui na receita. Todavia, há quem ponha o valor total do gasto, visto que não conseguia possuir as lentes sem a armação.
      Está correcto os locais onde colocar.
      Quando as despesas de 14,65 euros, tudo indica que as terá de colocar como despesas de saude.
      O manterial escolar, não declare pois não se encontra a estudar.
      Cumprimentos,

      Reply
      • ANtes de mais muito obrigado pela atenção prestada e por ter sido tão rápido a responder. De facto, o que vou fazer é somar o valor das lentes para as quais tenho receita e colocar o montante no anexo H,quadro8-801. Relativamente à armação vou colocar o valor tambem no anexo H mas no quadro 8-802 pois segundo o artº82 CIRS«são dedutiveis á colecta a aquisição de bens e serviços directamente relacionados com despesas de saúde», no meu entender a armação insere-se aqui, e pelo que me disse também não estará incorrecto.

        “Quando as despesas de 14,65 euros, tudo indica que as terá de colocar como despesas de saude”, devo colocar no campo relativo ao iva6%/isento (quadro8-801) ou no campo outro iva com factura (quadro8-802) do anexo H?

        Outra dúvida que me surgiu ao ver o papel do meu irs do ano passado no anexoA quadro 4B( quotizações sindicais e outras deduções) o contabilista colocou lá 273,39 euros com o código 412, ora a minha dúvida é a seguinte: o código 412 é «despezas de valorização-juizes!!!) alguem me explica isto?
        Depois de ter feito contas a ver de onde ele possa ter ido buscar aquele montante, cheguei á conclusão que resultou da soma ,apenas, de artigos de papelaria (iva a 23%-onde estavam incluidas p.ex as fotocópias de livros, cadernos… ).Consegue-me explicar isto? É que o ano passado paguei 50 euros de IRS e pela simulação que fiz sem considerar este valor de 273,39 euros iria pagar quase 100euros, agora não estou é a ver onde é que o contabilista foi buscar este montante ao qual atribui o código 412!!!!

        Grato pela atenção.

        Reply
        • Olá Eduardo,
          Não consigo lhe explicar efectivamente.
          Mas acredite que já ví de tudo…
          Cumprimentos,

          Reply
  77. Boa noite.

    Sou doente celíaca, pelo que tenho elevadas despesas em produtos Sem Gluten,sem receita médica mas com relatório médico e gostaria de saber qual o campo correcto a inserir os valores das despesas no IRS, visto que no preenchimento actual os campos não estão distinguidos com os nºs 801 e 802.

    Agradeço a ajuda.

    Reply
    • Olá Sara,
      Verifique a taxa d IVA dos produtos e coloque no campo onde se enquadra o IVA.
      Cumprimentos,

      Reply
  78. Tenho lido por várias vezes que:
    ” moradas fiscais diferentes… irs em separado “.
    Isto deixa-me a pulga atrás da orelha, pois o ano passado eu e o meu marido fizemos pela 1ª vez o irs em conjunto, e não houve problema nenhum.
    De facto a nossa situação é exactamente como quando estávamos solteiros:
    -Moramos a 250 Km de distância por motivos profissionais ( excepto fim de semanas);
    - Temos moradas fiscais diferentes porque cada um de nós já tinha casa própria antes de casar ( e também não queremos perder o IMI)

    Agora, será que estamos a infringir a lei ou existem de facto excepções?

    Reply
    • Olá Paula,
      Segundo a legislação, se não estão casados e vivem em União de Facto, devem ter pelo menos 2 anos com a morada fiscal igual.
      Se isso não acontece e entregaram a declaração em conjunto poderá ocorrer problemas caso ocorra uma auditoria das finanças.
      Pode acontecer como pode não acontecer…
      Cumprimentos,

      Reply
      • Boa tarde, gostava de saber se as facturas da farmácia têm que ter o nºcontribuinte, é que as que eu tenho para o irs deste ano apensas têm o meu nome?

        Reply
        • Olá Eduardo,
          O nome é suficiente…
          João

          Reply
  79. Boa tarde,
    Estive durante o ano 2012 fora do país e a auferir rendimentos na Europa e com licença sem vencimento em Portugal. Sou casada com filhos e o meu marido não aufere rendimentos. Tenho que preencher IRS para 2012?

    Reply
    • Olá Catarina,
      Quanto tempo este no estrangeiro?
      Cumprimentos,

      Reply
      • Estive durante o ano 2012 e continuo durante o ano 2013

        Reply
        • Olá Catarina,
          Segunda a sua situação é considerada não residente, logo apenas o seu marido deveria apresentar declaração de rendimentos, no entanto, ele também não tem rendimentos logo, concluo que não seja necessário apresentar declaração de rendimentos.
          Todavia, procure esclarecimento junto da Autoridade Tributária.
          Cump,

          Reply
  80. Boa tarde fiz o meu irs no dia 8 de abril, agora por acaso estive a explorar o site do portal das finanças e reparei que na opção «CALENDÁRIO» na data 31MAIO de 2013 aparece um alerta(um triangulo verde com um ponto de exclamação) com a indicação: “Data limite para entrega da declaração Modelo 3 de IRS relativo a 2012-Estado regularizado” o curioso é que comparando com uma colega minha ela tem este alerta para o dia 30ABRIL( o que faz sentido porque a declaração online é para entregar até ao fim de abril), sendo eu e ela pessoas singulares, não percebo porque é que este alerta me aparece em maio?

    Reply
    • Olá Eduardo,
      Tem a sua declaração validada?
      Se sim, não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Reply
    • sim, até já tenho a indicação de quanto vou receber no portal das finanças…
      a dúvida estava pk é k a indicação que me aparece é em 31maio quando o prazo é ate ao fim de abril…

      Reply
      • Olá Eduardo,
        Não dê importância. Se possui a declaração valida e confirmada, está tudo bem.
        Cump,

        Reply
  81. Olá!

    O ano passado estive de baixa 10 dias e recebi subsidio de doença, devo declarer esse valor?
    Obrigada

    Reply
    • Olá Laura,
      Esse tipo de subsidio não necessita de declarar.
      Cumprimentos,

      Reply
  82. Boa tarde!
    Relativamente às despesas de saúde tenho uma dúvida que respeita às taxas moderadoras. Como o recibo fornecido pelo Hospital não indica a taxa de iva da mesma deduzo que se insere no campo referente às despesas de saúde com isenção de IVA. Será?
    Agradecido pela atenção.

    Reply
    • Olá Filipe,

      Regra geral sim.
      Cump,

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>