Montepio Poupança Reforma – Montepio Geral – Vantagens e Desvantagens

montepio.jpg

Caros Leitores,

O banco Montepio Geral disponibiliza aos seus clientes actuais e potenciais um plano de poupança reforma, identificado como um plano mutualista, mas com todas as características de um PPR.

O Montepio Poupança Reforma representa um plano de poupança reforma com capital e rendimento garantido onde o rendimento mínimo garantido corresponde à média anual da taxa Refi do BCE deduzida de 0,60%.
Antes de passarmos às vantagens e desvantagens do Montepio Poupança Reforma convêm definir a Taxa Refi.

A taxa Refi do BCE, ou a taxa de refinanciamento do BCE é taxa que o BCE (Banco Central Europeu) usa para financiar os bancos comerciais, operação também designada como “refinanciamento”. Ou seja: os bancos comerciais financiam os agentes económicos (particulares, empresas) mas, por sua vez, refinanciam-se junto do banco central. Quando o banco central aumenta a sua taxa de refinanciamento, os bancos comerciais são praticamente obrigados (embora não seja automático) a aumentar as suas taxas comerciais.

Em termos gerais, a taxa Refi serve como referência para a determinação da generalidade dos indexantes, nomeadamente, a Euribor, que  por norma é superior à taxa Refi.

Bem vamos então identificar as vantagens e desvantagens do produto.

VANTAGENS

  • Capital Garantido;
  • Rendimento mínimo garantido;
  • Isenção de Comissões;
  • Benefícios Fiscais;

DESVANTAGENS

  • Entregas mínimas consideráveis (50 Euros);
  • Ser associado do Montepio Geral;

montepio1.png

ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES

O Montepio Poupança Reforma apresenta inúmeras vantagens para o Cliente Bancário, especialmente para o Cliente com perfil conservador onde a segurança das suas poupanças são o aspecto mais importante na hora de investir. A acrescer à garantia de capital o Montepio Poupança Reforma garante ainda uma rentabilidade mínima que poderá ainda beneficiar da distribuição de resultados obtidos  na modalidade.

Outro aspecto que beneficia o produto Montepio Poupança Reforma é precisamente a inexistência de encargos com comissões, o que não irá influenciar a rentabilidade do produto.

Relativamente à rentabilidade do produto convêm esclarecer que a taxa Refi não representa um indicador vantajoso para o investidor até porque esta por norma representa valores inferiores a outros indexantes. O ano de 2009 não será um ano de boa rentabilidade para o produto Montepio Poupança Reforma porque com toda a incerteza económica a taxa Refi situa-se, nos últimos meses, em níveis muito baixos, o que a deduzir 0,60% irá devolver uma rentabilidade muito próxima do meio ponto percentual.

Contudo, convêm premiar as rentabilidades passadas do produto Montepio Poupança Reforma, as quais passo a destacar:

montepio3.png

Mas não são só vantagens, o produto Montepio Poupança Reforma apresenta duas desvantagens que influenciam o avaliação positiva do produto, sendo a que mais penaliza a obrigação de o Cliente se associar ao Montepio Geral.

Relativamente a este ponto a informação não é clara, mas sabe-se que a distribuição de resultados é decidida pela Associação Mutualista em Assembleia Geral, logo, tais resultados deverão apenas beneficiar os associados. O próprio produto apresenta-se como um plano mutualista o que poderá reforçar o meu ponto de vista.

Finalizando, o Montepio Poupança Reforma possui pontuação positiva mas fica o alerta que o Cliente deverá apurar os requisitos para se tornar Associado do Montepio Geral e avaliar se tais requisitos influenciarão tal rentabilidade esperada. Também fica a recomendação de que o Montepio Poupança Reforma apresenta todas as características de segurança para os Clientes com idade superior a 45 anos.

Cumprimentos…

[poll id="2"]

About João

Bancário de Profissão, Economista e Empreendedor. Formado em Economia, Coaching, Marketing e Vendas. Autor e Fundador do Produtos Bancários..

Website
View All Artigos

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>