Melhores Depósitos a Prazo a 5 anos | Taxas Crescentes

Após uma análise de mercado relativamente aos melhores depósitos a prazo a 5 anos com taxas crescentes apenas apuramos uma oferta de 3 bancos neste tipo de aplicação a prazo.

Ao contrario do esperado, a oferta deste tipo de aplicação a prazo não apresenta taxas de juro muito competitivas comparativamente com outras aplicações de características semelhantes e prazos inferiores.

Na verdade a oferta existente para prazos a 2, 3 e 4 anos em muito que supera a oferta a 5 anos contrariando a máxima de que prazos superiores representam taxas de juro superiores.

Os bancos que possuem este tipo de oferta de médio prazo, como por exemplo, a Caixa Geral de Depósitos e o Santander Totta, prevêem uma estabilização do mercado a 5 anos e a sua taxa média para um aplicação a 5 anos taxas crescentes é muito próximo das taxas swap para o mesmo período.

Tal aproximação evidencia que no médio prazo prevê-se a estabilização das taxas de juro. Outro aspecto interessante a verificar é que os bancos presentes nos depósitos a prazo a 5 anos, não se encontram com taxas de juro crescentes superiores para prazos inferiores, evidenciando claramente que a necessidade de liquidez imediata não é aspecto relevante nestes bancos.

A ausência do banco Banif neste tipo de produto evidencia claramente a estratégia do banco no curto prazo em satisfazer as necessidades de tesouraria de curto prazo, dai a oferta de taxas de juro superiores para os prazos de 2, 3 e 4 anos.

Finalizando, resta aconselhar a leitura dos artigos anteriores sobre os melhores depósitos a prazo taxas crescentes onde encontrarão dicas e recomendações sobre este tipo de aplicação que premeia os clientes a cada período de pagamento de juros e que regra geral, não permitem a capitalização de juros penalizando a rentabilidade efetiva do produto.

Até já…

Observatório Bancário – Depósitos a Prazo

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>