Vamos então dar inicio à nossa série de artigos sobre a entrega de IRS 2013 referentes a rendimentos do ano 2012.

Tenho vindo a adiar os artigos relativos a esta temática devido à incerteza que existiu em torno do programa de ajustamento fiscal. Considerei mais prudente adiar este tópico do que publicar artigos aqui pelo Produtos Bancários que poderiam deixar de fazer sentido de um momento para o outro.

Assim sendo e conscientes da redução dos benefícios em sede de IRS para o ano 2013 é hora de começar a planear a entrega da declaração de rendimentos, começando desde já por anotar os prazos de entrega do IRS 2013 e selecionar os documentos que são aceites e necessários para o seu preenchimento.

IRS

PRAZOS DE ENTREGA IRS 2013

A entrega da declaração de IRS 2013 inicia-se a 1 de Março de 2012 para todos os contribuintes com rendimentos da categoria A (trabalho por conta de outrem) e/ou categoria H (Pensões).

Os restantes contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem rendimentos das categorias A e/ou categoria H têm de entregar a declaração de rendimentos durante até final do mês de Maio.

A distribuição dos prazos de entrega do IRS 2013 processa-se da seguinte forma:

  • Para entregas em papel quer seja por correio ou junto dos serviços de finanças, os contribuintes com rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 31 de Março de 2013.
  • Para entregas em papel quer seja por correio ou junto dos serviços de finanças os contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem as categorias A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 30 de Abril de 2013.
  • Para as entregas pela Internet os contribuintes com rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 30 de Abril de 2013.
  • Para as entregas pela Internet os contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 31 de Maio de 2013.

DICAS PARA ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL IRS 2013

Renovando as dicas que disponibilizamos no artigo sobre IRS 2012, as publicamos aqui novamente:

  • Verifique se possui a sua senha de acesso ao Portal das Finanças caso pretenda entregar a sua declaração de rendimentos via internet. Se não possuir saiba que pode solicitar o acesso e aguardar, em média, 5 dias pelo envio da senha de acesso;
  • Se pretende entregar o IRS 2013 em formato papel reúna os impressos oficiais para o efeito;
  • Reúna os documentos de identificação dos sujeitos passivos e dependentes;
  • Reúna todos os documentos comprovativos das despesas que suportou durante o ano de 2012, nomeadamente, recibos, facturas, declarações de seguradoras ou de bancos;
  • Reúna as declarações de rendimentos e retenções na fonte;
  • Guarde todos os documentos pelo menos durante 10 anos.

Até já…

Partilhar Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone