IRS 2013 | Prazos de Entrega e Organização de Documentos

Vamos então dar inicio à nossa série de artigos sobre a entrega de IRS 2013 referentes a rendimentos do ano 2012.

Tenho vindo a adiar os artigos relativos a esta temática devido à incerteza que existiu em torno do programa de ajustamento fiscal. Considerei mais prudente adiar este tópico do que publicar artigos aqui pelo Produtos Bancários que poderiam deixar de fazer sentido de um momento para o outro.

Assim sendo e conscientes da redução dos benefícios em sede de IRS para o ano 2013 é hora de começar a planear a entrega da declaração de rendimentos, começando desde já por anotar os prazos de entrega do IRS 2013 e selecionar os documentos que são aceites e necessários para o seu preenchimento.

IRS

PRAZOS DE ENTREGA IRS 2013

A entrega da declaração de IRS 2013 inicia-se a 1 de Março de 2012 para todos os contribuintes com rendimentos da categoria A (trabalho por conta de outrem) e/ou categoria H (Pensões).

Os restantes contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem rendimentos das categorias A e/ou categoria H têm de entregar a declaração de rendimentos durante até final do mês de Maio.

A distribuição dos prazos de entrega do IRS 2013 processa-se da seguinte forma:

  • Para entregas em papel quer seja por correio ou junto dos serviços de finanças, os contribuintes com rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 31 de Março de 2013.
  • Para entregas em papel quer seja por correio ou junto dos serviços de finanças os contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem as categorias A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 30 de Abril de 2013.
  • Para as entregas pela Internet os contribuintes com rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 30 de Abril de 2013.
  • Para as entregas pela Internet os contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 31 de Maio de 2013.

DICAS PARA ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL IRS 2013

Renovando as dicas que disponibilizamos no artigo sobre IRS 2012, as publicamos aqui novamente:

  • Verifique se possui a sua senha de acesso ao Portal das Finanças caso pretenda entregar a sua declaração de rendimentos via internet. Se não possuir saiba que pode solicitar o acesso e aguardar, em média, 5 dias pelo envio da senha de acesso;
  • Se pretende entregar o IRS 2013 em formato papel reúna os impressos oficiais para o efeito;
  • Reúna os documentos de identificação dos sujeitos passivos e dependentes;
  • Reúna todos os documentos comprovativos das despesas que suportou durante o ano de 2012, nomeadamente, recibos, facturas, declarações de seguradoras ou de bancos;
  • Reúna as declarações de rendimentos e retenções na fonte;
  • Guarde todos os documentos pelo menos durante 10 anos.

Até já…

About João

Economista, bancário, webmaster, coach e autor de diferentes blogs em diferentes áreas.

Website
View All Artigos

18 Comments

  1. Boa noite,
    Se os rendimentos tiverem origem única e exclusiva no subsídio de desemprego, é necessário declarar esses “rendimentos” e elaborar IRS ?

    Grato

    Reply
    • Olá Rui,
      Não necessita.
      Cump,

      Reply
  2. Rendimentos da categoria H com menos-valias bolsista quando deverão ser entregues?
    Cumprimentos
    Patricio

    Reply
    • Olá Patricio,
      Segunda Fase…
      Cumprimentos,

      Reply
  3. Boa tarde,

    Rendimento de 2012 apenas e só subsídio de desemprego, mas tenho crédito habitação e os dados estão previamente preenchidos pelas finanças, neste caso necessito enviar declaração de IRS?
    Grata
    Marina

    Reply
    • Olá Marina,
      Se não tem rendimentos não tem como deduzir despesas.
      Logo não tem de preencher IRS.
      Cump,

      Reply
      • Bom dia. Neste caso, quando não se entrega a declaração por estar desempregado, com se obtém uma declaração de IRS para futuras burocracias como pedidos de bolsa de estudo ou empréstimos?

        Reply
        • Olá Pedro,
          Pede-se nas finanças uma declaração de ausencia de rendimentos.
          Cump,

          Reply
  4. Bom dia,
    Gostaria de saber se para fazer o IRS com o meu namorado dizendo que o nosso estado civil é em união de facto (uma vez que já vivemos juntos há mais de 2 anos), devo comunicar alguma coisa a minha empresa para deixar de fazer descontos com “solteira”.

    Grata pela sua atenção,

    Patrícia Lopes

    Reply
    • Olá Patricia,
      Se a sua morada fiscal e a morada fiscal do seu namorado é a mesma à mais de dois anos, pode entregar.
      Cumprimentos,

      Reply
  5. Boa tarde.

    Gostaria de saber se, as despesas de alimentação do meu filho, que anda no colégio, entram nas despesas de educação, do IRS.

    Reply
    • Olá Rui,
      Sim entram.
      Cump,

      Reply
  6. Bom dia,

    Li num outro forum que pessoas que vivem em união de facto podem optar por ser tributadas pela tabela de IRS para casados, têm de comunicar a entidade patronal que assim o pretendem.
    A minha questão é estando a fazer descontos como casada, sou obrigada a fazer IRS em conjunto com o meu namorado? Ou posso optar pela opção que me for mais vantajosa.
    Ou se estando a fazer descontos como solteira, posso também optar ou fazer o IRS em conjunto usando opção união de facto, ou tenho de fazer individualmente como solteira?
    Cmp,
    Patricia

    Reply
    • Olá Patricia,
      Correctamente deveriam corresponder, no entanto, caso não correspondam o Fisco irá equilibrar a balança. Na verdade é para isso que serve o IRS.
      Já está em União de Facto há quanto tempo?
      Cump,

      Reply
      • Boa tarde,

        Já vivo com o meu namorado a mais de 2 anos, e temos a mesma morada fiscal eu sei que esse é um dos criterios.
        Então independentemente da forma como a minha entidade patronal faz os descontos se pela tabela de Casados ou não casados, eu posso escolher qual a forma de fazer o IRS se junto ou separado?
        Obrigada,
        Patricia

        Reply
        • Olá Patricia,
          Sim. O Fisco depois irá verificar se pagou mais ou menos imposto durante o ano.
          Cumprimentos,

          Reply
  7. Boa tarde,
    em 2012 tornei-me sócia de uma associação, que inclui centro médico, farmácia, parafarmácia.. a minha dúvida é: os recibos da jóia da inscrição e da quota anual entra no IRS? Se sim, em que campos?
    Desde já obrigada.

    Cumprimentos,
    Ana

    Reply
    • Olá Ana,
      Não tenho bem a certeza, no entanto acho que não.
      Cumprimentos,

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>