Entregar IRS 2012 | Folheto Informativo e Datas de Entrega

A Autoridade Tributária disponibilizou recentemente um folheto informativo sobre o Modelo 3 para facilitar o contribuinte que deseja entregar IRS 2012.

O folheto possui informação muito útil e ajuda a entregar IRS 2012 bem como esclarece muitas dúvidas que poderão existir no preenchimento do IRS 2012.

Para relembrar os prazos de entrega do IRS 2012 começa já no dia 1 de Março, ou seja, a menos de uma semana para quem deseja entregar por papel e aufere rendimentos por contra de outrém e/ou pensões.

Em Abril começa a entrega pela internet para rendimentos por conta de outrém e/ou pensões e para entregas em papel para os trabalhadores independentes e restantes casos. Já em Maio é exclusivo para entregas via internet para trabalhadores independentes e restantes casos.

Em suma;

  • Rendimentos por conta de outrém e/ou pensões;
    • Papel: Março 2012;
    • Internet; Abril 2012;
  • Restantes rendimentos;
    • Papel: Abril 2012;
    • Internet: Maio 2012.

IRS

FOLHETO INFORMATIVO PARA ENTREGAR IRS (MODELO 3)

Download (PDF, 168KB)

Até já…

About João

Bancário de Profissão, Economista e Empreendedor. Formado em Economia, Coaching, Marketing e Vendas. Autor e Fundador do Produtos Bancários..

Website
View All Artigos

8 Comments

  1. Boa tarde no irs relativo aos rendimentos de 2011 posso deduzir facturas datadas a 2010 e a 2012, respectivamente? obrigada

    Reply
    • Olá Sofia,
      Penso que não.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  2. Boa tarde
    Tenho duas dúvidas…

    Primeira: Durante todos o ano de 2011 estive na situação de desemprego, a receber subsidio de desemprego…a minha mulher esteve colectada até Março de 2011, apesar de não ter qualquer recibo emitido, e a partir de Abril de 2011 está na situação de desempregada, sem direito a subsidio de desemprego. Qual a categoria de rendimentos e respectiva declaração de IRS a que estamos obrigados?

    Segunda: Tenho um filho de 21 anos que em 2011…já não estudou e esteve 2 meses em França a trabalhar…durante o resto do ano viveu em nossa casa…qual a de categoria de rendimentos e respectiva declaração de IRS a que está obrigado?
    Atenciosamente
    Um abraço!

    Reply
    • Olá José,
      Se não existem rendimentos em 2011 não tem que entregar declaração de IRS.
      Quanto ao seu filho preciso de mais informação.
      Cumprimentos,
      joão

      Reply
  3. Pedi a declaração de rendimentos ao banco (só tinha depósitos a prazo) e disseram-me que uma vez pedida a declaração, tinha de declarar esses rendimentos obrigatoriamente. Segundo entendi, tenho de esperar por Maio para o fazer, preenchendo o anexo E (envio pela Internet). Se concluir que o englobamento não compensa, existe alguma opção no Modelo 3 para que, em Maio, possa não englobar esses rendimentos, sem prejuízo da minha parte?

    Reply
    • Olá Filipa,
      Não estou muito bem ilucidado sobre essa questão. Para não a induzir em erro solicito-lhe que consulte o serviço de finanças.
      Cumprimentos,
      João

      Reply
  4. Muito boa noite,
    desde já os parabéns e obrigado pelo serviço aqui prestado. Gostava que me tirasse uma dúvida, para entregar a declaração com anexo F através do site só a partir de 1 de Maio?
    Obrigada

    Reply
    • Olá Cláudia,
      Correcto.
      Cumprimentos,
      João

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>