Entregar IRS 2011 | Prazos de Entrega e Organização

Os artigos sobre Entregar IRS 2011 referem-se à entrega da declaração de rendimentos referente ao ano 2010.

Vamos iniciar a nossa série sobre IRS 2011, identificando os primeiros passos a efetuar antes de pensar em entregar a sua declaração de rendimentos.

Para relembrar o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) é aplicado à generalidade dos rendimentos dos contribuintes residentes em Portugal, incluindo os rendimentos por estes obtidos no estrangeiro.

PRAZOS DE ENTREGA

Até Maio de 2011 todos os contribuintes necessitam de entregar IRS 2011 referente ao ano de 2010. O processo de entrega será efectuado em duas fases e as datas de limite variam consoante o canal escolhido.

Quem desejar entregar IRS através da declaração em papel terá que o fazer até 31 de Março caso possua apenas rendimentos da categoria A (trabalho por conta de outrem) e/ou Categoria H (pensões) sendo considerado este prazo como a primeira fase de entrega.

Todos os restantes contribuintes com rendimentos das restantes categorias terão que o fazer durante todo o mês de Abril de 2011.

Todos os contribuintes que desejem entregar IRS 2011 via Internet terão que o fazer durante o mês de Abril se possuirem rendimentos da categoria A ou H e em Maio se possuirem rendimentos das restantes categorias.

Para recordar as categorias do IRS determinam o enquadramento dos rendimentos que obtemos e estão classificadas como:

  • Categoria A – Rendimento do Trabalhador Dependente – todas as profissões dos trabalhadores por conta de outrém;
  • Categoria B – Rendimentos Empresariais e Profissionais – trabalhadores por conta própria ou resultantes do exercício de uma atividade comercial, industrial, agrícola.
  • Categoria E – Rendimentos de Capitais – dividendos de ações são um exemplo;
  • Categoria F – Rendimentos Prediais – por exemplo, rendas recebidas pelo arrendamento de imóveis que possuem;
  • Categoria G – Incrementos Patrimoniais – ganhos com vendas de acções ou imóveis são um exemplo;
  • Categoria H – Pensões – Velhice, alimentos ou invalidez são um exemplo;

ORGANIZE-SE

  • 1º Passo

Reúna os impressos oficiais caso pretenda entregar IRS nas Finanças ou reúna os seus dados de acesso ao portal das Finanças caso pretenda entregar pela Internet.

Se não possui os dados de acesso então os deverá solicitar quanto antes e assim evitar que ocorram atrasos ou problemas informáticos que o penalizem.

Nunca é demais consultar as ajudas de preenchimento, na Internet no menu de ajuda ou nos documentos oficiais no versos dos mesmos

  • 2º Passo

Reúna os cartões de contribuinte ou cartões de cidadão dos sujeitos passivos e dependentes que tenha a seu cargo.

  • 3º Passo

Organize os seus comprovativos de rendimentos e despesas, como por exemplo, declarações de rendimentos, recibos, facturas, declarações de bancos e seguradoras e todos os documentos que possuem implicações na sua declaração de rendimentos.

Até já…

Se deseja receber dicas e recomendações sobre Entregar IRS 2011, subscreva a nossa Newsletter grátis e receba todas as atualizações na sua caixa de correio de electrónico e ainda o nosso E-book sobre cartões de crédito.

About João

Bancário de Profissão, Economista e Empreendedor. Formado em Economia, Coaching, Marketing e Vendas. Autor e Fundador do Produtos Bancários..

Website
View All Artigos

2 Comments

  1. Este artigo, assim como o artigo com o título “Planear IRS 2010 – Calendário de Entrega”, não coincidem nas datas, nem coincidem com as datas do calendário do Portal das Finanças. Está uma trapalhada e, para quem se quer esclarecer, não ajuda nada! Afinal, quais são as datas correctas?

    Reply
    • Olá Ana Henriques,

      O artigo Planear IRS 2010 está desactualizado pois é referente a entrega da declaração de rendimentos de 2009. Todavia, o artigo Entregar IRS 2011 Prazos de Entrega esta correcto e não deve ser considerado uma trapalhada, pois logo no inicio do artigo é identificado o ano a que respeita e está dividido em duas secções ” Prazo de Entrega ” e ” Organização “.
      Os prazos de entrega estão correctos de acordo com o CIRS que nos seu artigo 60 (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs64.htm) menciona os prazos coincidentes com os do artigo.
      Finalizando, caso ocorra alguma alteração tentarei, o mais rápido possível, actualizar o artigo.

      Muito obrigado pelo seu comentário e acompanhe o Produtos Bancários pois todas as semanas colocamos artigos sobre produtos financeiros, finanças pessoais, crédito, entre outros.

      João

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>