Já todos nos apercebemos que existe guerra acesa entre os bancos para captar o dinheiro dos clientes.
A explicação é simples e deve-se à dificuldade existente dos bancos se financiarem junto do exterior para fazer face a necessidades de liquidez.
Dentro desta guerra quem sai a beneficiar é o cliente bancário que pode atualmente constituir um produto de poupança sem risco e beneficiar de taxas de juro médias brutas superiores a 3% permitindo obter ganhos reais nas decisões de investimento que efetuam.
Não é que os ganhos reais sejam significativos, mas comparativamente com ganhos negativos que até então eram verificáveis podemos dizer, que o cliente conservador encontra-se num mar de rosas, principalmente os que apenas constituem depósitos a prazo.
Numa rápida consulta das principais ofertas com as características pretendidas destacam 5 Depósitos a Prazo com Taxas Médias superiores a 3%, nomeadamente:
- Banco Best – Depósito Blue com taxa de juro bruta 4% a 3 meses;
- Banco BES – Conta Rendimento CR com taxa de juro média bruta de 3,5% a 3 anos;
- Banco Banif – Depósito Não Mobilizável com taxa de juro bruta de 4,75% a um ano;
- Montepio – Super Poupança 2011 com taxa de juro média bruta 3,5% a 4 anos;
- Caixa Geral de Depósitos – Depósito Mais com taxa de juro bruta de 3,75% a 3 anos
BANCO BEST – DEPÓSITO BLUE
O Depósito Blue do Banco Best apresenta características únicas, pois não só considera a garantia de capital e juros como lhe paga 4% de juros brutos “à cabeça”, isto é, no momento da constituição do seu depósito recebe imediatamente os juros.
Para pagamento antecipado dos juros o Depósito Blue é não mobilizável, ou seja, terá que aguardar 3 meses para reaplicar novamente o seu dinheiro numa solução de poupança.
O único inconveniente é o facto de apenas os novos clientes do Banco Best poderem beneficiarem deste depósito, todavia, para quem desejar ser cliente pode contar com um banco inovador e com serviço de excelência.
Para constituir o Depósito Blue necessita de no mínimo de 2.500 euros e só pode aplicar até 50.000 euros.
BANCO BES – CONTA RENDIMENTO CR
Esta conta do Banco BES já é conhecida por todos nós, no entanto, não podia deixar de a mencionar devido à rentabilidade média anual bruta de 3,5%.
Trata-se de um depósito a prazo a 3 anos com taxas crescentes que semestralmente paga-lhe juros na conta à ordem. O depósito é mobilizável antecipadamente com penalização dos juros não pagos.
Uma das características mais visíveis deste depósito é a possibilidade de o poder constituir com um mínimo de 1.000 euros sem limite máximo.
As taxas de juro como são crescentes possuem uma distribuição semestral que se inicia em 3% e termina em 4,5%, conforme tabela seguinte.
BANCO BANIF – DEPÓSITO NÃO MOBILIZÁVEL
Já tínhamos por aqui abordado este depósito do Banif no artigo sobre o Jornal de Negócios. Efetivamente a grande vantagem deste depósito é a possibilidade de beneficiar de 4,75% brutos durante um ano.
É uma rentabilidade interessantíssima tendo em conta a restante oferta do mercado. Todavia, o inconveniente prende-se com a impossibilidade de mobilização antecipada durante 365 dias, ou seja, se pretender constituir este depósito não pode mexer no dinheiro enquanto o prazo contratado não terminar.
Para constituir este depósito necessita de possuir um mínimo de 5.000 euros e não existe limite máximo.
MONTEPIO – SUPER POUPANÇA 2011
O Montepio Super Poupança é em muito semelhante a Conta Rendimento CR.
A grande diferença encontra-se no prazo, sendo que, o Montepio Super Poupança 2011 possui o prazo de 4 anos para lhe pagar uma taxa de juro média bruta de 3,5%.
O Montepio Super Poupança 2011 pode ser mobilizado antecipadamente com penalização de juro não pagos e estes últimos são pagos na conta à ordem anualmente.
Porque possui taxas crescentes possui uma distribuição de acordo com a tabela seguinte.
Para constituir o Montepio Super Poupança 2011 é necessário no mínimo 5.000 euros e tem como limite máximo 500.000 euros.
CAIXA GERAL DEPÓSITOS – DEPÓSITO MAIS
O Depósito Mais da Caixa Geral de Depósitos também apresenta uma rentabilidade bruta interessante na ordem dos 3,75% pelo prazo de 3 anos.
A grande desvantagem deste produto é não ser mobilizável durante 3 anos, isto é, não permite que o cliente levante o dinheiro enquanto o prazo não acabar.
Já falamos sobre este item no artigo sobre o Jornal de Negócios pelo que não vou repetir o estudo, no entanto, é um ponto que devem considerar antes de partir para a constituição.
O pagamento de juros é anual por crédito em conta à ordem e para constituir o Depósito Mais necessita de no mínimo 1.000 euros sem limite máximo.
DICAS E RECOMENDAÇÕES
Todos os depósitos a prazo possuem vantagens para os clientes, no entanto, é necessário ter em atenção que existindo a condição de não mobilização o prazo deverá ser factor de decisão.
Isto porque, em caso de necessidade antecipada de dinheiro o cliente não consegue mobilizar os fundos ficando numa situação tão grave quanto as razões que o levaram a solicitar a mobilização.
Assim sendo, apenas deverá considerar constituir um depósito não mobilizável por um prazo alargado se possuir a garantia que não irá necessitar do dinheiro aplicado.
Até já…
Os artigos sobre depósitos a prazo contêm informação em vigor na data da publicação de mesmo, sendo assim possível que alguns artigos estejam desactualizados ou contenham produtos que já não se encontram em comercialização.




{ 0 comments… add one now }