Há muito que já não publico artigos sobre depósitos a prazo aqui no Produtos Bancários.
Felizmente, outras áreas têm vindo a ser abordadas, como por exemplo o Guia para Investir que já conta com dois artigos e muitos mais virão, ou ainda a série de artigos sobre Planear Reforma que pretende ser pioneira no planeamento da reforma e até mesmo a análise de uma simples simulação de crédito habitação que irá certamente servir como guia de bolso para futuros clientes deste tipo de empréstimo.
Poderá consultar todos os artigos nos links que se seguem
GUIA PARA INVESTIR
- Guia para Investir – Segurança;
- Guia para Investir – Liquidez;
- Guia para Investir – Horizonte Temporal
PLANEAR REFORMA
- Quanto Deverei Poupar para a Minha Reforma;
- 4 Dicas Básicas para Planear Reforma;
- Planear Reforma – O que não Consegue Prever
SIMULAR CRÉDITO HABITAÇÃO
- Simular Crédito Habitação – Dados Iniciais;
- Simular Crédito Habitação – Taxa de Juro;
- Simular Crédito Habitação – Ficha de Informação Normalizada – Parte I
Hoje temos o Depósito a Prazo 2-3-4 do BBVA que pretende remunerar todos os seus clientes com uma taxa de juro média de 3,03% (TANB) pelo prazo de 3 anos.
CARACTERÍSTICAS
- Depósito a prazo exclusivo para novos montantes;
- Possui montante mínimo e máximo de constituição;
- Capital garantido;
- Prazo: 3 anos (1095 dias);
- Permite mobilização antecipada;
- Não permite reforços;
- Não possui capitalização de juros;
- Renovação automática
DICAS E RECOMENDAÇÕES
Apesar de a conta a prazo do BBVA apenas estar disponível para novos montantes e até 31 de Julho de 2010, o potencial de rentabilidade supera as condições de acesso.
Temos um produto de poupança com capital garantido pelo fundo garantia de depósitos (para os mais conservadores) até ao montante de 100.000 euros e com rentabilidade interessante comparativamente com a generalidade dos produtos equivalentes no mercado.
Apesar de apresentar uma taxa de juro crescente ao longo do prazo, pode contar com uma taxa anual média de 3,03% em termos brutos ou 2,38% líquidos, com capital garantido no tipo de aplicação mais popular dos Portugueses.
Apresento-vos a tabela de taxa de juro já com o desconto de 21,5% e não de 20% de imposto como tinha vindo a ser até então. Assim sendo, permite actualizar a informação disponibilizada no site do BBVA que ainda pressupõe o imposto anterior.
Segundo a FIN (Ficha de Informação Normalizada) o produto possui uma penalização total em caso de mobilização antecipada dos juros corridos e não pagos do capital que mobilizar.
Finalizando, temos um produto de poupança com potencial de rentabilidade para todos os clientes que privilegiam a segurança do seu dinheiro e que pretendem obter rendimento sem qualquer risco e liquidez relativa.
No entanto, para clientes actuais, estes necessitam de cumprir com a condições de acesso (novos capitais). Os novos clientes fica apenas a recomendação para averiguar os encargos com a abertura de nova conta à ordem e quais as condições necessárias para isenção dos mesmos.
Cumprimentos…
Os artigos sobre depósitos a prazo contêm informação em vigor na data da publicação de mesmo, sendo assim possível que alguns artigos estejam desactualizados ou contenham produtos que já não se encontram em comercialização.


