BES 100% – Conta à Ordem BES em Análise

Conforme prometido no artigo anterior relativo à Vantagem Família BES, dou inicio hoje à análise dos produtos associados à Vantagem começando pela conta à ordem BES 100%.

A conta BES 100% destina-se a clientes particulares com idade superior a 18 anos, residentes ou não residentes e apresenta características de uma comum conta ordenado disponível na generalidade dos bancos a operar em mercado Português.

Na verdade, a conta BES 100%, por si só, isto é, sem qualquer contrapartida é uma verdadeira conta dos “Ricos”, possuindo uma comissão de gestão mensal ou comissão de manutenção mensal com um montante de 4,14 euros já com imposto de selo que totaliza 49,68 euros por ano.

É claro que para que o cliente possa usufruir dos benefícios da Vantagem Família BES terá que domiciliar o seu ordenado com um mínimo de 500 euros mensais, domiciliação esta que simplesmente isenta o cliente de qualquer comissão com a conta BES 100% o que significa uma poupança de aproximadamente 50 euros anuais.

Antes de continuarmos, desafio-o a subscrever gratuitamente o RSS Feed do Produtos Bancários ou simplesmente subscreva por E-mail introduzindo o seu endereço de E-mail e receba todas as novidades em primeira mão.

Não esquecendo os clientes que não pretendem aderir à Vantagem Família BES, fica aqui a informação que existem duas possibilidades de isenção de despesas mensais da conta BES 100%:

  • Domiciliação do ordenado de valor igual ou superior a 500 euros;
  • PPR BES com entregas nos últimos 12 meses de valor igual ou superior a 1.500 euros.

Tais condições são para a generalidade dos clientes, e como não seria de esperar, o banco BES pensa em tudo, e criou a BES 100% 55+ destinado a cliente com mais de 55 anos e incorporou a a pensão como ferramenta de isenção de despesas  mensais com a conta à ordem.

Assim sendo, estão isentas todas as contas BES 100% de despesas mensais desde que:

  • Possuam domiciliação de ordenado igual ou superior a 500 euros;
  • Possuam pensão domiciliada igual ou superior a 250 euros;
  • Possuir um PPR BES com entregas nos últimos 12 meses de valor igual ou superior a 1.500 euros;

A conta BES 100% possui ainda outras particularidades, nomeadamente, a vertente poupança que simplesmente remunera o saldo da conta de acordo com escalões predefinidos.

Mas não é assim tão simples, na verdade, existe duas contas, a conta original (BES 100% à ordem) e a conta na vertente poupança (BES 100% poupança), que é alimentada por excedentes definidos por si.

Assim, ao definir datas e montantes máximos na conta à ordem o excedente é automáticamente transferido para a vertente poupança em múltiplos de 100 euros, de igual modo,  deverá definir montantes mínimos a possuir na conta BES 100% para que sempre que o saldo seja inferior automáticamente é reposto por capital da conta na vertente poupança.

Relativamente à remuneração os juros são calculados diáriamente e creditados na conta poupança mensalmente.

Assim sendo a vertente poupança apresenta as seguintes características:

  • Juros por escalões de capital;
  • Pagamento de juros mensais;
  • Capitalização de juros;
  • Permite reforços (automáticos);
  • Permite mobilizações (automático);
  • Existência de um mecanismo de movimentação.

Relativamente ao mecanismo de movimentação da conta BES 100% na vertente poupança existe duas opções de movimentação, nomeadamente:

OPÇÃO VARIÁVEL

BES 100%

BES 100%

OPÇÃO FIXA

BES 100%

BES 100%

Fica ao critério do cliente optar qual a modalidade que pretende, visto que a escolha não influencia a rentabilidade, logo é indiferente a escolha.

ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES

Prestando atenção de uma forma geral à conta BES 100% podemos verificar que se trata de uma conta a ordem comum com a particularidade de a domiciliação do ordenado abrir portas a uma série de vantagens que poderão fazer a diferença em relação a contas à ordem comuns.

Na verdade, ao domiciliar o seu ordenado, além de eliminar a comissão de gestão/ manutenção mensal ainda obtém o acesso ao cartão BES gratuitamente enquanto mantiver  a domiciliação do ordenado.

Para clientes que possuem um relação bancária reduzida, isto é, conta bancária e pouco mais, é uma oportunidade excelente, visto que não terá qualquer encargo. Para os restantes clientes é igualmente vantajoso, no entanto, deverão analisar os diversos produtos da sua carteira financeira.

Um exemplo, é a  vertente poupança da conta BES 100% que permite uma remuneração consoante escalões de saldo na seguinte proporção.

BES 100%

BES 100%

Esta remuneração é demasiadamente baixa e mesmo no banco BES encontra melhor opções para os seus excedente. Em relação às possibilidades de movimentação, considero indiferentes, embora aconselhe a que o cliente estipule uma meta para as suas poupanças, ou seja, defina o montante que pretende poupar mensalmente e cumpra essa meta.

Finalizando, a conta BES 100% não apresenta nenhuma razão para que não possa ser constituída pelo cliente bancário embora sob as recomendações supra. A associar às Vantagens Família BES reúne ainda mais e melhores razões para a sua  constituição embora sempre com prudência.

Cumprimentos

About João

Economista, bancário, webmaster, coach e autor de diferentes blogs em diferentes áreas.

Website
View All Artigos

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>