30 Dicas para Poupar Dinheiro e “Mudar de Vida”

Temos que Mudar de Vida é uma expressão comummente  utilizada por todos principalmente nesta epóca de dificuldades financeiras. Poupar dinheiro é a solução para o equilibrio financeiro e é o primeiro passo para mudar de vida.

vender dinheiro

Assim sendo comecemos por mudar de vida aplicando as 30 Dicas para poupar dinheiro.

1 – O MEALHEIRO É O MELHOR AMIGO PARA POUPAR DINHEIRO

A técnica do mealheiro desde de sempre teve uma razão de ser e é, sem margem de dúvida, o primeiro passo para começar a poupar.

Aqueles trocados que costumam andar a baloiçar nos bolsos ao fim do dia coloque-os no mealheiro. 50 Cêntimos por dia são 15 euro por mês 180 euros por ano.

2 – UTILIZE LÂMPADAS ECONOMIZADORAS

Não só poupa o ambiente como também sentirá uma diferença na sua factura da luz e verá como pode poupar dinheiro facilmente. A utilização de lâmpadas fluorescentes irá permitir uma poupança de mais de 30% na sua factura.

3 – UTILIZE O SEU CARRO ATÉ PARAR

Como sabemos o carro é um dos piores investimentos que se pode fazer, não só porque não traz retorno como ainda desvaloriza de ano para ano. Assim sendo, utilize o seu carro até que ele pare e poupe centenas de euros.

4 – UTILIZE DINHEIRO NAS NEGOCIAÇÕES

No passado a generalidade dos negócios eram efectuados com dinheiro vivo. Nos nossos dias a utilização de dinheiro nas transacções não é muito frequente, no entanto, por vezes a compra de produtos de menor porte podem beneficiar de descontos significativos se apresentarmos o dinheiro para o pagar.

5 – APONTE TODAS AS DESPESAS DO MÊS

Esta dica é básica na medida em que permite que tenhamos completo controlo sobre as nossas despesas. No entanto, o objectivo é ao fim de um mês identificar quais despesas podem ser evitadas e certamente que encontrará muitas que poderão ser optimizadas.Este procedimento certamente permite poupar dinheiro de forma sustentada e gradual.

6 – VÁ MENOS VEZES AO RESTAURANTE

Não é fácil, principalmente para quem necessita de ir todos os dias ao restaurante, poupar alguns euros com esta dica. Mas considere um objectivo a concretizar e experimente ir menos uma vez por semana ou apenas uma vez por semana que verá a diferença no orçamento.

7 – EXPERIMENTE LEVAR O LANCHE DE CASA

Quanto gasta por dia com o seu lanche? Provavelmente mais de 2 euros!!! Não precisa de fazer as contas, porque é fácil de calcular. Se levar o lanche de casa, irá sentir-se satisfeito da mesma forma e ainda irá poupar dinheiro.

8 – ONDE TOMA O SEU PEQUENO ALMOÇO

À semelhança da dica anterior, se optar por tomar o seu pequeno almoço em casa irá poupar dinheiro. Para esta dica, compare o preço de um litro de leite com a meia de leite que toma na pastelaria.

9 – PENSE DUAS VEZES SE QUER POUPAR DINHEIRO

Será que necessita dessa compra? Apenas compre o que realmente necessita. Não compre se sabe que não irá usufruir ao máximo o produto.

10 – FAÇA BEM À PRIMEIRA

Se por ventura gosta de efectuar trabalhos manuais lá por casa, evite desperdício de materiais e dinheiro. Estude tudo antes de efectuar e faça assim que souber que sairá bem à primeira.

11 – UTILIZA PANOS DE LIMPEZA?

Quem não utiliza? A generalidade das pessoas utilizam diversos panos para as mais diversas tarefas de limpeza, como por exemplo, limpeza de cozinha, de vidros, carros, etc.

Entenda que não necessita de comprar esses panos, pois provavelmente possui em sua casa roupa que não utiliza e não estão em estado de doar, considere em cortar e recuperar para panos de limpeza.

12 – EVITE AS COMISSÕES BANCÁRIAS

Muitas são as dicas para poupar dinheiro com as contas bancárias e aqui no Produtos Bancários já efectuamos análises a bancos.

13 – EVITE EMPRÉSTIMOS

Com certeza que em alguns casos é essencial recorrer a um empréstimo para satisfazer uma necessidade existente, no entanto, avalie se é mesmo necessário porque estes acarretam encargos significativos.

14 – CARTÃO DE CRÉDITO CONTROLADO

Cortar no melhores formas para poupar Dinheiro significa cortar no consumo inconsciente. Se não se consegue controlar então desista dos seus cartão de crédito.

O controlo do cartão de crédito permitirá poupar em consumo e eventuais despesas e encargos com a sua utilização.

15 – ACTIVIDADES SIM, MAS GRÁTIS

Encontrar actividades grátis para fazer não é assim muito difícil. Os tradicionais picnics são uma excelente opção e os miúdos adoram. Outro exemplo pode ser a leitura de livros sem gastar um euro através da utilização dos espaços de leituras das grandes livrarias.

16 – NÃO PRECISA DE CORTAR AS DESPESAS GRANDES

Todos sabemos que as contas mais altas que possuímos no nosso universo não são exageradas e algumas foram extremamente ponderadas. A grande poupança está nas pequenas contas que possuímos e que nem nos apercebemos quando chegam e quando vão. Controlar as pequenas maior poupança trará do que optimizar as grandes e verá que pode poupar dinheiro como nunca pensou que fosse possível.

17 – JANTAR FORA SÓ EM OCASIÕES ESPECIAIS

Um jantar em um restaurante pode contar dezenas de euros, logo deverão ser evitados a todo o custo. Se por ventura não quer cozinhar em casa, lembre-se que com o que gasta em comprar comida para casa durante um semana equivale a um jantar fora com a família. No entanto é sempre preferível cozinhar em casa porque a poupança é maior.

18 – PEÇA UM DESCONTO

Regatear por um desconto não é algo do passado, os dias de hoje exigem muito mais o pedido de desconto. Existem estabelecimentos e instituições que permitem descontos sempre que pretende pagar a totalidade do bem, por isso pergunte sempre se não existem descontos.

19 – ESTABELEÇA LIMITES DIÁRIOS PARA OS GASTOS

É provavelmente uma das melhores formas para poupar Dinheiro e habituar-se à disciplina. Seja rigoroso, estabeleça um limite diário para gastos e não facilite.

20 – MAUS HÁBITOS, ELIMINE-OS

Jantar fora todos os dias, fumar, festas constantes são uma possibilidade para poupar dinheiro. Não necessita de eliminar por completo mas faça com menos frequência.

21 – DEITAR CEDO, DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER O DINHEIRO

A ideia é simples, mais cedo na cama, poupa-se energia, não só com a iluminação como também com aquecimento no Inverno.

22 – ALERTAS PARA POUPANÇA

Nada melhor que estar sempre a recordar quais os seus bancos. Assim sendo, guarde onde achar conveniente, podendo ser um papel na carteira, todos os dias da agenda ou como desejar, os objectivos que estipulou para a sua poupança.

23 – FÉRIAS SIM MAS CÁ DENTRO

Temos um Pais abundante em atracções e por pouco mais de umas dezenas de euros pode ter um período de férias deslumbrante. Compare uma semana de férias fora do País e uma semana cá dentro. Em muitos casos pode poupar dinheiro ficando por cá.

24 – CRIE OBJECTIVOS DE POUPANÇA POR FAMÍLIA

Aprenda a distinguir e diferenciar as suas despesas, as despesas fixas e as despesas variáveis, as referentes à alimentação, entre outras. Optimize cada família para aumentar a suas poupanças.

25 – PEÇA UMA REDUÇÃO DAS TAXAS DO CRÉDITO

Não é altura ideal para solicitar uma bancos, mas tentar não custa nada e ainda pode ter uma resposta favorável. Qualquer pequena alteração significa poupar dinheiro.

26 – NECESSITA MESMO DE UM SERVIÇO DE TV CABO

Quanto gasta com o serviço de TV? Utiliza realmente todas as potencialidades? Só subscreveu o serviço devido à Internet? Não será a internet isoladamente mais em conta? Pense um pouco sobre todos estes itens. Pois se conseguir passar sem este serviço ou optimiza-lo ao máximo permitirá poupar dinheiro.

27 – SEJA O PRIMEIRO A RECEBER

É muito comum a generalidade das pessoas possuírem débitos directos na sua conta bancária, ou até mesmo cobranças de créditos. Por norma estes débitos e cobranças são os primeiros a usufruírem do seu rendimento mensal.

Está na hora de contrariar essa tendência e seja o primeiro a receber colocando na sua conta poupança uma parte do seu salário aquando da entrada em conta. Existem bancos que permitem a automatização deste serviço.

28 – PROTEJA-SE DA PROMOÇÕES

Quantas vezes já teve este pensamento diante de uma promoção “Não preciso disto, mas é uma grande promoção”. Promoções não se acabam, todos os dias existem novas promoções, por isso cure-se deste síndroma e só compre se realmente necessitar. Se estiver em promoção melhor.

29 – LEVE POUCO DINHEIRO PROPOSITADAMENTE

Nos nossos dias cada vez menos utilizamos dinheiro nos bolsos, mas acreditem que é a melhor forma de poupar. Sempre que pensarem em sair, levem pouco dinheiro no bolso e deixem os cartões em casa. Assim só gastaram o que possuem.

30 – QUANDO NÃO HÁ TUDO SE REMEDIA

Aqui não é preciso dizer mais nada. Pense bem, se não houver TV Cabo – também se vive, se não for jantar fora – também come, e assim sucessivamente.Está na hora de poupar dinheiro e mudar a nossa vida.

Cumprimentos…

Crédito da Foto

About João

Bancário de Profissão, Economista e Empreendedor. Formado em Economia, Coaching, Marketing e Vendas. Autor e Fundador do Produtos Bancários..

Website
View All Artigos

4 Comments

  1. Outra dica para poupar…é evitar se casar…hehe ;D

    Reply
  2. Como poupar no Crédito Habitação.

    Vejam o video:

    Reply
    • Muito bom vídeo…
      Posso garantir que é real…

      Cumprimentos

      Reply
  3. ola

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>